Com o intuito de evitar que beneficiários do Bolsa Família e do CadÚnico percam seus respectivos benefícios, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar realiza o recadastramento periódico para atualização e confirmação de dados. Para continuar recebendo as parcelas do Bolsa Família, os beneficiários devem realizar uma atualização cadastral a cada dois anos. As alterações também são necessárias em caso de alguma mudança nos dados informados, como endereço e/ou morte de membro da família. A novidade é que as pessoas também poderão encaminhar a documentação por e-mail ou procurar as regionais Industrial, Sede, Riacho, Eldorado, Petrolândia e Nacional, além do Centro de Integração Social.
É importante ressaltar que, apesar das medidas de enfrentamento à Covid-19, as unidades estão abertas para atendimento em casos específicos, sempre respeitando às normas sanitárias e de distanciamento social.
O Cadastro Único é porta de entrada para vários programas sociais. É um instrumento que identifica as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica de cada uma delas. Nele, são registradas as características da residência, a identificação de cada pessoa, a escolaridade, a situação de trabalho e renda, entre outras informações.
A inscrição também permite que o beneficiário tenha acesso a programas como Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira do Idoso, entre outros. Famílias de beneficiários do BPC já inscritas no Cadastro Único devem atualizar dados sempre que houver modificações como mudança de endereço e alteração na composição familiar.
Como atualizar o cadastro do Bolsa Família?
Deve se acessar o site da Prefeitura de Contagem, no endereço fazer o download do arquivo do formulário para atualização do CadÚnico, preencher todos os campos e encaminhar com a documentação solicitada para o e-mail para cadastrounico@contagem.mg.gov.br. A documentação deve ser digitalizada.
Os documentos e as informações são autodeclaratórias e de responsabilidade do titular do cadastro e devem ser iguais à realidade familiar atual. Após enviar o e-mail, haverá retorno se a documentação foi encaminhada de forma completa e se foi possível a atualização, não sendo necessário comparecer aos postos de atendimento para obter informações. Os documentos devem ser encaminhados em único e-mail e conter telefone para contato.
Dúvidas podem ser sanadas pelos telefones 3352.5418 / 3352.5367
Confira os documentos necessários para recadastramento e a atualização do Bolsa Família:
Maiores de 18 anos:
Menores de 18 anos:
Centrais de Atendimento do CadÙnico
Shopping Contagem: Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 850 - Bairro Cabral / Estacionamento G3 - Atendimento: 10h as 17h.
CRAS Nova Contagem: Rua VL 6, 940, Nova Contagem – Telefone: 3913.1873
CRAS Ressaca: Rua Rodrigues da Cunha, 227 – Bairro Ressaca – Telefones: 3357.4013 / 3352.3028
Regional Eldorado: Avenida José Faria da Rocha, 1.016 / 3º andar – Bairro Eldorado. Telefones: 3352.5477 / 3352.5351
Regional Industrial: Rua Marquês do Paraná, 95 – Bairro Industrial. Telefone: 3363.6047 / 5573
Regional Nacional: Rua Quintino Bocaiuva, 450 – Bairro Nacional. Telefones: 3397.1098 / 8988 / 8739
Regional Petrolândia: Rua Refinaria Duque de Caxias, 663 – Bairro Petrolândia. Telefones: 3352.5618 /5619 /5620 /3353.7190
Regional Sede: Praça Silviano Brandão, 21, Centro - Telefones: 3395.9550 / 9551
Regional Riacho: Rua Rio Solimões, 204 - Novo Riacho – Telefone: 3912.2020